terça-feira, 29 de maio de 2012

III Encontro Nacional de Blogueiros é realizado em Salvador



Ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de Maio de 2012 o III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Este ano o evento ocorreu em Salvador/BA, e contou com a presença de quase 300 ativistas digitais de todo o Brasil.



As questões fundamentais que nortearam o Encontro foram a luta por um novo marco regulatório das comunicações, a defesa da blogosfera e das redes sociais frente aos ataques conservadores de setores da velha mídia, e o debate sobre democratização do acesso à informação.

O Encontro teve início com a exibição de um vídeo gravado pelo Ex-Presidente Lula especialmente para o evento. No vídeo, Lula afirmou que a internet é um meio importantíssimo para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião e a construção da cidadania.



Em seguida, o Presidente do IPEA, Márcio Pochman, afirmou que estamos na batalha pela superação do subdesenvolvimento brasileiro, e uma das principais manifestações da nossa democracia imperfeita diz respeito à alta concentração no setor de mídia e falta de regulação na área de comunicação.

Franklin Martins, o Ex-Ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, afirmou que não podemos aceitar o jornalismo de manipulação que existe no Brasil, e que defende uma regulação das comunicações eletrônicas, pois a concessão é bem público. Ele afirmou que o Código Geral de Telecomunicações é de 1962, quando não havia TV a cores, rede nacional, nem TV ao vivo. Além disso, o Ex-Ministro enfatizou que a Constituição Federal fixa princípios que resolvem os grandes problemas da comunicação no Brasil. Nesse sentido, ele afirma que a Constituição proíbe o monopólio na área e proíbe que político tenha concessão de TV e rádio. A Carta Magna garante que deve haver direito de resposta e cota para produções regionais. Ele enfatizou que defendemos "nada além da Constituição".



Rosane Bertotti, do Fórum Nacional de Democratização das Comunicações, defendeu que temos que levar o debate sobre democratização das comunicações para a sociedade civil e os movimentos sociais.

O Deputado Federal Emiliano José, do PT, afirmou que a grande mídia tem tradição antidemocrática no Brasil e que ela possui um projeto de país que não é o dos movimentos sociais.

O blogueiro Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada e repórter da TV Record, afirmou que há uma ignorância técnica da justiça brasileira sobre a internet. Ele afirmou que, como disse o Ministro Presidente do STF Ayres Britto, a liberdade de expressão na internet é maior que a liberdade de expressão da grande mídia. PHA afirmou que não vai mais cumprir decisão judicial de retirar post do blog dele pois só o Supremo Tribunal Federal decide sobre liberdade de expressão. Paulo Henrique afirmou que temos que trazer mais movimentos sociais para esse debate e reforça o que disse Franklin Martins: "Nada além da Constituição".


No sábado ocorreu uma importante audiência pública da Câmara dos Deputados sobre o Marco Civil da Internet, com a presença de parlamentares, professores universitários e especialistas no tema.


O Encontro contou ainda com mesas autogestionadas para debates sobre inúmeros temas, reuniões de grupos de trabalho para trocas de experiências na internet, debate sobre a proposta de criação de uma Assessoria Jurídica para os Blogueiros, além do lançamento do Blogoosfero, uma plataforma livre e segura para a blogosfera e redes sociais.

A TVT fez uma cobertura completa e ao vivo do Encontro de Blogueiros.
Site: http://encontrosp.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário